terça-feira, 27 de março de 2012

Massagem nos pés é um santo remédio



A massagem realmente é dita como remédio para muitos tipos de dores, inclusive nos pés, deixando-os mais saudáveis e exercitando os músculos. Eles podem ser massageados mesmo quando não estiverem doloridos, visto que, ser relaxante e estimulante da circulação sanguínea.
Ela atua como um excelente remédio preventivo, pois quanto mais fortes e flexíveis forem os músculos dos pés, menores serão as possibilidades deles ficarem cansados e com lesões ao praticar algum tipo de esporte ou mesmo na caminhada. Também é muito importante para pessoas que fizeram cirurgia no pé, pois ela ajuda a regenerar os tecidos e os músculos lesados, visto que, leva mais sangue aos pés. Sem dúvida, ela fica muito mais gostosa se tiver quem a faça, mas caso contrário, você mesmo pode fazer a massagem.

Uma técnica milenar, a massagem é praticada por chineses e egípcios, que estudaram a relação entre pontos específicos do corpo e os órgãos vitais como pulmões, rins, coração e todos os outros. Cada nervo dos pés tem um papel importante dentro do sistema nervoso, ou seja, a massagem nele trará benefícios aos seus adeptos.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Reflexologia – Como restabelecer o equilíbrio energético




KUNZ Kevin; KUNZ, Barbara. Reflexologia – Como restabelecer o equilíbrio energético. Tradução: Sonia Midori Yamamoto. 7. ed. São Paulo: Pensamento, 2007.

Este é um livro que proporciona aos leitores uma viagem ao mundo da reflexologia, cujas técnicas nos permite uma boa comunicação com o corpo por intermédio das mãos e dos pés. E esta relação abrange a redução de estresse, a economia de energia e o desenvolvimento de maior consciência do corpo. Componentes estes que restabelecem o equilíbrio energético. A reflexologia é uma prática de cura, onde a pressão é aplicada a determinadas áreas dos pés, mãos e ouvidos – e trazer a cura para o corpo. Essas áreas são chamadas de zonas ou reflexos, o coração da reflexologia é a teoria de que cada zona ou reflexo corresponde a um determinado órgão do corpo. A mesma compreende três técnicas básicas, que são: Aperto, Rotação sobre um ponto e o Caminhar com os dedos

Na reflexologia do Pé, as técnicas aplicadas são: caminhar com o polegar na planta do pé, aperto na planta do pé, várias técnicas no dorso do pé, caminhar com o polegar na lateral interna do pé, caminhar com o indicador fazendo rotação sobre um ponto na lateral externa do pé, rotação sobre um ponto na lateral interna do pé, rotação sobre um ponto na lateral interna e externa do pé, bola de golfe na lateral interna do pé, bola de golfe de formas variadas e rolo de pé de formas variadas.

As técnicas aplicadas na reflexologia da mão são: caminhar com o polegar na palma da mão, caminhar com o indicador usando a técnica do aperto na palma da mão, aperto com vários dedos na palma da mão, técnicas do aperto na palma da mão, aperto-beliscão no dorso da mão, caminhar com o polegar no dorso da mão, técnicas variadas no dorso da mão, caminhar com o polegar e indicador nas laterais da mão, rotação sobre um ponto em várias partes da mão, polimento em várias partes da mão e bola de golfe em várias partes da mão.

Nas técnicas de reprodução do passo, segundo a obra, são reconhecidos dois importantes elementos do caminhar, o movimento direcional do pé e sustentação do peso. No ato de andar,o papel do pé consiste em mudar de direção enquanto emite sinais para que o corpo desloque o peso em resposta.

A reflexologia tem sua eficácia baseada no fornecimento das experiências sensoriais de leve toque, pressão intensa, formação angular das juntas, estiramento de músculos e tendões, bem como a extensão desse estiramento. Com exceção do toque leve, todos esses elementos constituem formas de comunicação necessárias ao movimento. Como ocorre com qualquer órgão sensorial, o pé recebe informações através de experiências sensórias e processa o estiramento e a pressão como partículas de dados indispensáveis à locomoção. O sinal sensório e a ação resultante dos grupos musculares se referem a uma fase do mecanismo do passo. O princípio dessa fase reside na incisão do calcanhar. Quando ele atinge o chão, transmite informações a todo o organismo sobre a posição do pé em relação ao corpo.

A crítica mais comum contra a reflexologia é a falta de evidências para a afirmação de seus efeitos, ou de qualquer base científica ou demonstrativo para as suas teorias.

Assim como outras pseudociências sem qualquer efeito provado além de placebo, se seus pacientes dependerem apenas dela ou até rejeitar tratamentos médicos efetivos, aumenta o risco de saúde do paciente.

A afirmação que a reflexologia pode manipular energia, sempre foi extremamente controversa, já que não há nenhuma evidência científica mostrando a existência desta energia no corpo.

Contudo, observa-se que esta Obra nos leva a refletir sobre a necessidade de conhecer a reflexologia e suas técnicas, que proporcionam um relaxamento físico e mental apropriado para diversa situações do nosso cotidiano, levando em conta o manuseio das mãos do profissional em contato com os pés e as mãos do cliente. Esse contato exercita os músculos de quem pratica a reflexologia e alivia as tensões de quem recebe. Daí a importância da leitura, objetivando mais informações sobre o assunto.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Reflexologia ameniza a insônia, estresse e dores de cabeça



A reflexologia podal alivia o estresse, ameniza a insônia e diminui as dores de cabeça. A terapia é feita com massagens em áreas dos pés (chamadas de pontos) que estimulam os órgãos do corpo com foco em prevenir e amenizar dores ou cansaço.

"A planta, o dorso e as laterais dos pés têm um 'mapa' de todo o organismo. Cada ponto representa uma região específica, como um órgão, ou uma glândula", explica o psicólogo e reflexoterapeuta Afranio Zambel.

Além disso, as massagens nas plantas dos pés têm o poder de mandar embora as toxinas. "A massagem pode 'colocar os órgãos para funcionar' corretamente. Os movimentos nos pés, que refletem as outras áreas do corpo fazem com que o próprio órgão elimine toxinas. É muito comum após as sessões de reflexologia, o paciente relatar uma quantidade maior da eliminação de suor e urina", afirma Zambel.

O indicado é investir em uma sessão semanal, mas em casos mais graves (como dores crônicas, intensas, etc) a terapia pode ser feita diariamente. Normalmente, os resultados aparecem após 4 ou 5 sessões. "O corpo entra em equilíbrio depois deste período de aproximadamente um mês, necessitando apenas de sessões de manutenção", informa o reflexoterapeuta.

A terapia faz parte da medicina complementar, antes conhecida como medicina alternativa, e tem como objetivo relaxar o corpo, diminuir o cansaço e proporcionar o bem estar no organismo. A técnica é indicada para todas as pessoas, exceto gestantes, pessoas que utilizam próteses ou que possuam doenças graves com restrição médica.

O reflexoterapeuta indicou três técnicas para fazer em casa e aliviar o estresse, amenizar a insônia, ou diminuir as dores de cabeça. Veja:

Estresse
Lave bem os pés com água morna e passe um pouco de óleo ou creme natural. Comece a massagear a planta em direção ao calcanhar, com movimentos circulares. Depois repita a massagem em ambas as laterais dos pés e dorso também. "É importante analisar quais são as causas do estresse e eliminá-las. Muitas vezes o estresse pode gerar uma doença física e neste caso, somente um médico deve tratar", alerta Zambel.

Insônia
"Uma dica é fazer movimentos com pressão muito leve nas pontas dos dedos dos pés (ou das mãos), como se fosse uma pequena pinça, apertando e soltando de leve cada dedo por 60 segundos. O exercício auxilia a estimular o sono", recomenda.

Dor de cabeça
O indicado é fazer uma massagem circular nos dedos dos pés, bem suavemente. "Existem casos em que as dores são decorrentes do mal funcionamento do fígado, problema hormonal, tensão, ou estresse. O profissional de reflexologia deve conversar com o paciente antes de iniciar as sessões", explica Zambel.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Reflexologia: uma terapia milenar



Uma boa massagem nos pés é bom demais. Ainda mais quando é realizada por profissionais que sabem exatamente que pontos estimularem para, além de relaxar, trazer benefícios para a parte física e psicológica do ser humano. Esse tipo de massagem é conhecida por reflexologia, uma técnica de tradição milenar. Porém, foi no século XX que William Fitzgerald, um otorrinolaringologista, descobriu a terapia zonal, uma reflexologia moderna, que pressupõe finas linhas de energias ramificando-se pelo corpo inteiro. Assim estimulando determinados pontos, que se relacionam com partes específicas do corpo humano, as áreas reflexas, você obtém um resultado de melhora na circulação sanguínea e equilíbrio nas glândulas e órgãos.

Todos nós sabemos que O estilo de vida interfere diretamente nos problemas de saúde e a reflexologia vem como uma terapia não invasiva, sem contradições que ajuda no funcionamento correto do corpo e no alívio de tensões.

Veja duas técnicas simples da reflexologia, que podem ser feitas por você mesmo em alguns minutinhos, até mesmo no trabalho, que podem lhe ajudar a aliviar tensão do pescoço e deixar os ombros relaxados.

Para tirar a tensão do pescoço: vire a palma da mão para cima e deixe-a aberta. Com o polegar direito faça uma pressão firme ao redor da base do polegar esquerdo. Repita várias vezes.

Para relaxar os ombros: na mesma posição do exercício anterior,deslize o polegar direito no dedo mínimo da mão esquerda, partindo da base em direção à ponta. Repita várias vezes e depois faça o mesmo movimento na mão direita, utilizando o polegar esquerdo.