terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aprenda a fazer duas automassagens da reflexologia

Siga o passo a passo de duas automassagens nas mãos e alivie tensões no pescoço e no ombro

Use as massagens nas mãos para cuidar da saúde

Para aliviar dores no pescoço e nos ombros, típicas de quem vive tensa ou sofre de enxaqueca, experimente duas técnicas de reflexologia - massagem que ativa pontos reflexos nas mãos, nos pés ou na face e que melhora as tensões em várias regiões do corpo. Reserve alguns minutinhos no meio do seu trabalho e faça a automassagem de preferência em um lugar tranquilo.

Pescoço sem tensão

Abra uma das mãos e deixe a palma virada para cima. Use o polegar direito para fazer uma pressão firme ao redor da base do polegar esquerdo. Repita várias vezes.

Ombros relaxados

Continue com a mão na mesma posição. Deslize o polegar direito no dedo mínimo da mão esquerda, partindo da base em direção à ponta. Repita várias vezes e depois faça o mesmo movimento na mão direita, utilizando o polegar esquerdo.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Reflexologia



A medicina comum é uma das mais utilizadas, sendo utilizadas como base principalmente as drogas, e também em ultimo caso cirurgias, porém ao contrário do que a maioria pensa, a medicina não para por ai, visando que contamos também com as chamada medicina complementar que também oferece tratamento de muita qualidade a todas as pessoas que procuram o mesmo. Em todo caso no segmento de medicina complementar, sempre contamos com várias formas de tratamento, como no caso de medicamentos manipulados com base de plantas.

Um estudo que está ficando muito conhecido entre os brasileiros é o Reflexologia, um estudo e um tratamento que está se popularizando no Brasil, porém com certeza a maioria das pessoas com certeza não sabem ligar o nome a determinado tratamento. Em todo caso a Reflexologia é um estudo das plantas tanto das mãos quantos dos pés, visando que isso não é apenas um mito popular, sendo que as plantas realmente funcionam e também são uma forma de tratamento diferenciada.

Em todo caso esse estudo conseguiu mapear toda a planta do pé, sendo assim atualmente podemos contar com mapas completos de todos os locais do pé que massageados acabam entrando em contato com alguns órgãos de nosso corpo. Sendo assim esse estudo acredita que massageado alguns pontos dos pés o mesmo pode oferecer uma forma de tratamento ou até mesmo alivio para determinada pessoa, como no caso de uma dor de cabeça, visando que a mesma pode ser aliviada com uma simples massagem em um certo local da palma da mão.

Atualmente os consumidores podem contar com produtos elétricos que oferecem essa sensação de massagens em órgãos, porém esses equipamentos acabam não substituindo uma verdadeira massagem nesses pontos. Sendo assim procure sempre um ótimo profissional que lhe ofereça esse tipo de massagem, visando que a mesma com certeza é uma ótima opção para alivio de dores localizadas.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Reflexologia Podal: técnica que traz bem estar através de massagem nos pés



Uma massagem nos pés que traz o alívio do estresse e auxilia no bom funcionamento do organismo. Segundo essa prática terapêutica, os pés trazem um mapa com pontos que estão diretamente ligados aos órgãos do corpo. Assim, ao massageá-los corretamente, há um reflexo no órgão correspondente.

A reflexologia é uma milenar técnica oriental que, através de estímulos em pontos reflexos dos pés, se produzem efeitos e respostas orgânicas, principalmente em quadros de desajustes ou desequilíbrios apresentados pelo organismo. Através da Reflexologia, os orientais tratavam situações generalizadas como dores lombares, cervicais, de cabeça, do trato digestório, desequilíbrios nervosos e emocionais, insônia, quadros depressivos, transtornos, etc..

Todo esses quadros que refletiam desequilíbrio do organismo estavam relacionados com o tráfego de energia do corpo, através dos canais chamados meridianos. Assim, estimulando-se onde havia falta de energia e sedando-se onde havia energia em excesso ou congestionada, obtinha-se uma situação de equilíbrio, onde o organismo se ajustava e manifestava harmonia.

A reflexologia sofreu interferências culturais para a compreensão dos seus mecanismos, pelos inúmeros povos que a adotaram, haja visto que a maior parte do mundo a usa, com resultados favoráveis. Ela não é uma prática de cura mas, sim de equilíbrio, relaxamento e amenização do sofrimento.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Pés pedem atenção especial no Carnaval



Do grito de Carnaval à Quarta-Feira de Cinzas, há muito o que dançar, por isso cuide dos pés desde o primeiro dia. Uma regra de ouro é jamais estrear uma sandália para sambar - prefira um modelito usado, que você tem certeza que não aperta nem machuca. E se mesmo assim aparecer uma bolha, por nada nesse mundo fure a dita cuja. Proteja-a com várias camadas de esparadrapo e mude o sapato para o dia seguinte.

Caso a bolha se rompa acidentalmente, não despreze os cuidados, achando que se trata de um machucadinho bobo. Sem a pele protetora, a bolha tende a infeccionar e pode acabar com a sua festa. Durante o carnaval, os especialistas costumam alertar sobre os cuidados que os foliões devem ter com a alimentação, a hidratação e até mesmo com a proteção solar.

Além de suportarem todo o peso do corpo, os pés recebem vários tipos de agressão, como calor, poeira - e, porque não dizer, alguns pisões de vez em quando. Seja na Marquês de Sapucaí ou nas dezenas de blocos espalhados pela cidade, quem gosta de curtir o carnaval não pode ser ruim da cabeça, muito menos ficar doente do pé. Alguns produtos disponíveis no mercado ajudam a recuperar a suavidade e a hidratação dos pés.

A marca Natura, por exemplo, dispõe de diversos itens que podem auxiliar ajudar os foliões nessa tarefa, como o Natura Ekos Açaí - sabonete em barra esfoliante puro vegetal; Natura Ekos Mate Verde - desodorante spray para os pés, antibacteriano; Natura Ekos Castanha Polpa de limpeza esfoliante para os pés; e Natura Ekos Andiroba - fluido de massagem muscular Enriquecido com óleo de andiroba que auxilia no alívio da rigidez e tensões dos músculos impactados pelo desgaste físico.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Massagem para relaxar os pés




Os pés são a parte do corpo que mais sofrem com o nosso dia a dia, sempre sustentando todo o nosso peso, ainda tem que passar por muitos apertos em sapatos, ou com materiais desconfortáveis e também com os saltos.

Os cuidados para manter os pés bem hidratados devem ser diários, pois cuidar dessa região é deveras importante para a nossa saúde. Fazer esfoliação é uma ótima ideia para relaxar, além de que proporcionam maciez e conforto para os pés.

Segue um passo a passo de uma massagem bem relaxante que você pode repetir todos os dias para aliviar a tensão e o estresse. Abaixo segue a massagem de relaxamento:

1. Segure um dos pés com as 2 mãos, de forma que seus polegares fiquem na parte inferior e os dedos, no peito do pé.

2. Gire um polegar por vez, usando movimentos circulares curtos, alterne o polegar direito que gira no sentido horário, com o esquerdo, que se movimenta na direção oposta.

3. Trabalhe desde o calcanhar até os dedos.

Relaxar os pés com massagemSeparamos um vídeo bem explicado para você ter como exemplo, assista com atenção e comece hoje mesmo a massagear seus pés e sinta a diferença em pouquíssimo tempo!

http://www.youtube.com/watch?v=WRkv3ykJGpA&feature=player_embedded

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Reflexologia dos pés



Hoje, a reflexologia dos pés foi redescoberta e está presente em todos os continentes, sendo uma ferramenta terapêutica muito utilizada para o equilíbrio energético do corpo e para o estímulo da autocura. No contexto da terapia em questão, a palavra “reflexo” é usada com o significado de reflexão de todo o corpo (cabeça, tórax, abdome, pélvis e membros) numa pequena tela que são os pés. Compreender a estrutura dos pés em relação à do corpo é de fundamental importância para a prática da reflexologia.


A terapia consiste na estimulação de pontos específicos durante uma massagem nos pés. Mas é bom destacar que a reflexoterapia não é simplesmente uma massagem relaxante nos pés. É muito mais do que isso. Usamos a massagem nos pés para prepará-los e relaxá-los para, em seguida, aplicar técnicas de pressão digitais específicas que levam estímulos a órgãos e partes do corpo. Tais reflexos, quando estimulados corretamente, podem exercer uma influência profunda na nossa saúde. Existe uma forte ligação entre a reflexologia e a acupuntura porque as duas são consideradas terapias de meridianos, pois mostram que linhas de energia ligam as mãos e os pés a diversas partes do corpo.


Tanto a acupuntura quanto a reflexologia consideram que a doença é causada por bloqueios e distúrbios nesses pontos energéticos e o tratamento permite o seu desbloqueio por meio de estimulação das técnicas específicas: a acupuntura com agulhas e a reflexologia com as mãos, através da técnica da pressão digital nos pés.

São vários os fatores de desequilíbrio que impedem ou dificultam a circulação da energia dentro do nosso corpo, como:

- doenças e sintomas, em geral;
- variações climáticas (calor, frio, secura, umidade, etc.);
- meio ambiente (radicais livres, poluição, etc.);
- problemas emocionais e psíquicos;
- alimentação inadequada e pobre em nutrientes: minerais, vitaminas, aminoácidos e ácidos graxos essenciais;
- falta de atividade física, etc.;
- vícios (álcool, fumo, drogas).

As técnicas de reflexologia quebram esses bloqueios, permitindo que a energia flua e restaure a ordem do corpo.Isso acontece porque no local do ponto-reflexo localizado nos pés, existe a condutância elétrica específica que leva nutriente, alimento e vida ao órgão, parte ou sistema do corpo vinculado ao ponto-reflexo.


É importante saber que o tratamento reflexológico faz-se a partir da compreensão do indivíduo na sua multidimensão – constituição, postura corporal, personalidade, estilo de vida, condições ambientais, qualidade de vida, queixas, sintomas e doenças. Os sinais de dor, formigamento, dormência, tensão, rigidez e depósitos de toxinas em determinado ponto-reflexo dos pés, podem ser indicadores de problemas e isso têm uma rica correlação com as queixas apresentadas pelo cliente.


A técnica aplicada num ponto-reflexo dos pés gera uma resposta que se espalha por todo o corpo. Quando os pontos reflexológicos são estimulados, produzem resultados altamente benéficos, podendo aliviar dores e até evitar e sanar desequilíbrios orgânicos. Em muitas partes do mundo, a reflexologia é um tratamento reconhecido e que se conjuga muito bem com os tratamentos tradicionais da medicina ocidental.


Este artigo foi escrito por Bernadete Lima, autora do livro Iniciação à Reflexologia Podal Energética, dedica-se a pesquisas e estudos sobre reflexologia, realizando palestras e cursos sobre o referido tema. Prestou residência em terapia holística no serviço públicode saúde, nas modalidades de Reflexologia e Terapia Ortomolecular em 9 de fevereiro de 2012 às 19:45, e está arquivado em Cursos e Eventos e Terapia Complementar.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O corpo nos pontos dos pés



Você sabe o que é Reflexologia Podal? Não faz ideia do que seja? Então já está mais do que na hora de descobrir os benefícios desta prática, que atua através de pontos nos pés, os quais refletem vários órgãos do corpo humano.

Em outras palavras, Reflexologia é a arte de amenizar dores, inflamações e qualquer outro problema de saúde que a pessoa venha a ter, utilizando-se de sessões de massagens terapêuticas na região dos pés. “Em nossos pés são refletidos todas as terminações dos órgãos do corpo. Dessa forma, podemos chegar nestes órgãos pelo simples toque na região dos pés”, ratifica a instrutora de Reflexologia Ana Rizuto.

Ainda de acordo com a especialista, a técnica é indicada para qualquer pessoa, sem nenhuma contraindicação, em sessões de massagens que duram em torno de 40 minutos, aplicadas semanalmente. “Se o paciente estiver com algum mal de saúde, o indicado é que as massagens sejam realizadas de três a quatro vezes por semana. Se, no entanto, a busca é apenas para alívio do estresse, então, uma vez por semana já é o ideal”, explica Rizuto, a qual diz que o valor de cada sessão pode variar entre R$ 50 a R$ 60.

Ana Rizuto explica ainda que a Reflexologia é considerada como umas das técnicas mais eficazes de proporcionar o perfeito equilíbrio entre os órgãos do corpo e o canal de energia presente nos pés. “Isso acontece porque como a técnica age no nosso sistema nervoso central, automaticamente, temos a sensação de alívio das tensões física e mental”, finaliza.

Áreas de atuação
A Reflexologia age, principalmente, em problemas relacionados a dores na:

- Cabeça;
- Pulmão;
- Coração;
- Fígado;
- Rins.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Dicas de como tratar os pés para o carnaval



Carnaval é sinônimo de alegria, festa e muito samba no pé. Há que se aproveitar o reinado momesco, mas é preciso evitar os excessos. Muito se fala em alimentação equilibrada e hidratação adequada, mas aqueles que desfilam e saem em muitos blocos carnavalescos também devem ter cuidados com seus pés.

A podóloga Analice Klossoski, do Elle e Ella Coiffeur, em Copacabana, explica que pesquisas revelam que mais do que 70% da população mundial apresenta algum problema ou dor nos pés em alguma fase da vida. “Quando sadios, os pés garantem a sustentação e o deslocamento de nosso corpo, suportando cargas enormes durante toda a vida” explica a especialista lembrando que para enfrentar a folia eles precisam de cuidados especiais, já que não pararam um segundo quietos,diante de tanta festa e alegria.

Segundo a especialista, os cuidados devem começar alguns dias antes do carnaval com um bom corte de unhas e a retirada de toda a calosidade. “Recomendo que as pessoas hidratem os pés todos os dias, pois eles necessitam de umidificação para suportar a carga de tantos dias em pé no meio de bandas, bailes e folia” diz Analice, que dá dicas para os foliões que não querem sofrer com dores, bolhas e calos indesejáveis nos pés: .não cortar as unhas muito curtas . não retirar totalmente as cutículas das unhas .não lixar demais a sola dos pés .evitar sapatos apertados demais, eles podem aumentar a pressão nos pés .se for seguir blocos na avenida, prefira sapatos fechados, eles protegem de pedras, cacos de vidro e outros objetos que possam causar ferida, os fechados e sem salto são ideais .se é mulher e quer mostrar que tem samba nos pés, fuja dos sapatos sem salto, eles forçam a musculatura das pernas e podem causar fadiga muscular mais rapidamente, nesse caso o salto alto funciona como um suporte, as botas são mais recomendadas por se prenderem melhor aos pés .mas se você não tem samba nos pés, não fique parado, vendo o desfile passar, o movimento ajuda na circulação e evita edemas.

Analice Klossoski alega que o período de carnaval merece atenção especial porque muitas vezes o folião nem tem uma prática regular de atividade física e participa de vários blocos, dias seguidos, sobrecarregando os pés. “É preciso usar o calçado adequado e não exagerar. Se o folião sentir algum incômodo no pé, deve parar para descansar, se possível sentado, aliviando o peso sobre os pés. E se a dor persistir, um especialista deve ser consultado”, diz.

E depois do Carnaval? Depois de sambar em vários blocos, passar a noitada na Avenida ou mesmo brincar pelas ruas e bailes da cidade nas diversas opções de folia, nada melhor que dar aquele trato nos pés, que tanto sofreram no período momesco com pisões, inchaços,sujeira, calos, etc.

“Inicialmente a limpeza total é fundamental. Cortar novamente as unhas, limpá-las, retirar novamente toda calosidade e tratar áreas que por ventura foram feridas no decorrer da festa. Em casa, pode-se fazer um escalda- pés com água quente ou morna, para recuperá-los, podendo colocar algumas gotas de óleo de malaleuca, que tem ação antifúngica ou óleo de lavanda que é relaxante” aconselha Analice Klossoski.

Segundo ela, ficar com os pés pra cima, por alguns minutos ajuda a melhorar a circulação e que uma massagem (ou a reflexologia que é mais indicada) também alivia, principalmente se feita com hidratantes a base de menthol. “Se estiver com bolhas, o melhor é não furar, mas limpar o local. Caso a bolha esteja furada, limpe, mas não retire a pele que servirá como proteção para a região machucada” explica.

Os excessos sempre trazem dores nos pés, mas muitas pessoas preferem acreditar que se trata de uma simples conseqüência de um esforço maior e que logo essa dor desaparecerá. Mas não é bem assim. “Mesmo depois de todos os cuidados pós carnaval, se continuarem doendo ou incomodando ao pisar ou andar, um especialista deve ser procurado” finaliza a podóloga lembrando que os pés são o sustentáculo de nosso corpo.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A arte suave da reflexologia

A reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos e usando técnicas específicas.
Este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

Desta forma, os pés podem desempenhar um papel importantíssimo na conquista e manutenção de uma boa saúde.

As origens da Reflexologia
Remontam à Antiguidade, quando as terapias de pressão eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica.
Embora não se saiba ao certo quando e como começou, as evidências indicam que a reflexologia tem sido praticada por diversas culturas ao longo da História.

De acordo com uma teoria que goza de grande aceitação, a Reflexologia nasceu na China há cerca de 5000 anos.
O documento mais antigo que descreve a prática da Reflexologia foi encontrado em escavações no Egito. Trata-se de um pictograma produzido à volta de 2500 a 2330 a.c. e foi descoberto no túmulo de um médico egípcio, Ankmahar, em Saqqara.
Pela observação do túmulo conclui-se tratar-se de uma pessoa muito importante na sua época e que gozava de grande prestígio.

A Reflexologia passou por diversas fases e foi praticada de várias maneiras ao longo dos anos, diferindo em estilo e localização dos pontos consoante o estudioso/terapeuta.

Hoje em dia, os estilos e mapas reflexológicos estão mais aproximados uns dos outros e poucas diferenças apresentam entre si!
{Na técnica do shiatsu existem cinco elementos que o terapeuta pode diagnosticar o paciente de acordo com suas necessidades, são eles:} 1º(Fogo) que representa o coração, 2º (Madeira) que representa o fígado, 3º (Água) que representa os rins, 4º (Metal) que representa pulmão, 5º (Terra) que representa o estômago.

Os cinco elementos são na realidade, os cinco elementos básicos que constituem a natureza: a madeira, o fogo, a terra, o metal e a água.

Existe entre eles uma interdependência e uma interrestrição que determinam seus estados de constante movimento e mutação.

A teoria dos cinco elementos ocupa um lugar importante na medicina chinesa, porque todos os fenômenos dos tecidos e órgãos, da fisiologia e da patologia do corpo humano, estão classificados e são interpretados pelas inter-relações desses elementos. Essa teoria é usada como guia na prática médica.

Os antigos chineses dividiram todos os objetos e fenômenos do universo entre os 5 elementos, e ao estudar e interpretar as relações entre os elementos, conseguiram deduzir alguns mecanismos básicos e abrangentes, que permitem a compreensão do corpo humano e da natureza, até prever os acontecimentos.

Os cinco elementos (energéticos e não-materiais) geram-se uns aos outros de acordo com essa ordem: madeira gera fogo, o fogo gera a terra, a terra o metal, o metal a água, e assim sucessivamente.

Ribamar Costa

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Spa dos pés




O SPA DOS PÉS É IDEAL PARA QUEM DESEJA O CONFORTO E O DESCANSO DOS PÉS, APOS UM DIA DE INTENSO TRABALHO, SEGUIDO DE MUITO STRESS.
RENOVANDO AS ENERGIAS, ATRAVÉS DO TOQUE RESTAURADOR DA REFLEXOLOGIA..

BENEFÍCIOS DA HIDRO-MASSAGEM NOS PÉS

-ALIVIA AS TENSÕES
-AMENIZA AS DORES
-PROPORCIONA DESCANSO
-MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
-REDUZE O INCHAÇO
-ELIMINA O STRESS
-PROPORCIONA BOM HUMOR
-MELHORA A DISPOSIÇÃO E A SAÚDE EM GERAL.

HIDRATAÇÃO + ESFOLHAÇÃO

AO HIDRATAR, ESFOLHAR E CUIDAR SEUS PÉS, VOCÊ PERCEBE COMO SE RESTAURA E REGENERAM OS TECIDOS DA PELE DELES..
POR TANTO TERÁ PÉS MAIS BONITOS, MACIOS E SAUDÁVEIS.


CUIDAR BEM DOS PÉS, NÃO É UMA QUESTÃO DE ESTÉTICA E SIM DE SAÚDE.

PREVENIR É CURAR COM ANTECEDÊNCIA
PERMITE QUE CALOS, FISSURAS, UNHAS ENCRAVADAS, MICOSES SEJAM OBSERVADOS E TRATADOS.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Reflexologia

• O que é reflexologia?
Resposta: Reflexo - logia (do grego "logos" estudo, conhecimento): estudos dos reflexos, ou seja é a ciência que estuda os efeitos reflexos no organismo humano. Nos pés há uma representação fiel de todo o organismo e a reflexoterapia é a técnica capaz de avaliar e tratar desequilíbrios físicos e emocionais por meio de estímulos nas áreas reflexas dos pés.

• Quais os benefícios para o organismo que a reflexologia produz?
Resposta: Segundo a associação médica ameicana, cerca de 70% de todas as doenças são devido ao stress prolongado a que a mente e o corpo são submetidos. A reflexologia busca sempre o equilíbrio melhorando a circulação sanguínea e consequentemente a oxigenação e nutrição das nossas células. Também melhora a circulação linfática, trabalha o sistema nervoso e endócrino aliviando o stress e a ansiedade proporcionando assim um bem estar físico, mental e emocional. Vale destacar o relato de inúmeras pessoas que observaram grande melhora na qualidade do sono, proporcionando assim uma noite repousante e um despertar revigorante.

• A reflexologia faz diagnóstico clínico?
Resposta: Absolutamente não. A reflexologia atua apenas como uma terapia complementar ou na potencialização de outros métodos. Ela não é um substituto para o tratamento médico. Ela não substitui o seu médico. O reflexoterapeuta não tem nenhuma autoridade para fazer diagnóstico clínico, receitar ou ajustar qualquer medicação que a pessoa estiver tomando, cabendo isto exclusivamente ao profissional médico.

• Como a reflexologia trabalha?
Resposta: A reflexologia é uma técnica totalmente evasiva. Cabe ao reflexoterapeuta usando as suas mãos, dar os devidos estimulos ao sistema nervoso através das áreas reflexas dos pés. Deste modo o próprio cérebro irá ativar e potencializar o mecanismo de cura que existe dentro de cada ser humano.

• Quanto tempo demora uma sessão e como vou me sentir depois da primeira?
Resposta: A sessão dura entre 45 e 60 minutos. Logo após a primeira sessão, uma sensação de relaxamento será sentida em todo o corpo, porém, vale destacar que o efeito da reflexologia é cumulativo ou seja a cada sessão a sensação de bem estar físico, mental e emocional é reforçada junto a um estado de paz interior comprovando assim que a reflexologia além de sempre buscar o equilíbrio - mente, corpo, emoções - é também um caminho que se nos abre para o auto-conhecimento.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Reflexologia e o tratamento de doenças

Ciática

Esta afecção é uma forma de neuralgia provocada por uma pressão no nervo ciático.
O sintoma é uma dor aguda, que atravessa as nádegas, se prolonga para a parte de trás das coxas e desce até ao tornozelo.

T.A. – Nervo ciático e área descendente da parte de trás da perna; zona inferior da coluna vertebral, sacro, anca, joelho e m´suculos pélvicos.

Prisão de ventre

Este termo refere-se à paragem do movimento dos intestinos ou à passagem de fezes duras, normalmente acompanhada por desconforto ou dor.
A causa mais comum é a insuficiência de fibras na alimentação.
Outras causas incluem o uso de certos medicamentos e perturbações psicológicas, tais como uma grave depressão.

T.A. – Intestino delgado, cólon, cápsulas supra renais, fígado e plexo solar.


Doença de Crohn

É uma inflamação crónica do íleo (a parte terminal do intestino delgado).
A causa é desconhecida e os sintomas incluem caimbras, dores no abdómen (especialmente após as refeições), diarreia e uma sensação geral de mau estar.

T.A. – Intestino delgado, cápsulas supra renais, sistema linfático.

Cistite

É uma inflamação da bexiga normalmente provocada por uma infecção vinda da uretra. Os sintomas são: vontade frequente de urinar, urina em pequenas quantidades, com um forte odor , possivelmente, com a passagem de sangue. Pode criar mal-estar na parte inferior do abdómen e uma subida de temperatura.

T.A. – Bexiga, ureteres, rins, sistema linfático e próstata

Pedras nos rins

Podem resultar de um excesso de cálcio na urina e variam no tamanho.
Se a pedra é muito grande para passar pelo uréter, pode não causar problemas, mas se a pedra é mais pequena pode causar cólicas renais, náuseas e micção frequente à medida que é eliminada através do uréter e da bexiga.

T.A. – Rins, ureteres, bexiga, sistema linfático, glândula pituitária e cápsulas supra renais


Diabetes

É uma doença causada por uma deficiência parcial ou total da produção de insulina pelo pâncreas.

O resultado é uma absorção reduzida de glucose por parte das células do fígado e um nível muito elevado de glucose por parte das células do fígado e um nível muito elevado de glucose no sangue.

Os sintomas são: necessidade frequente de urinar, sede, fadiga, câimbras nas pernas, resistência reduzida às infecções e, por vezes, a vista ofuscada.
Se o doente de diabetes toma insulina, é necessário medir os níveis de açúcar no sangue regularmente.

Um tratamento de reflexologia pode estimular o pâncreas.


T.A. – Pâncreas, glândula pituitária, olhos, cápsulas supra renais e rins.